Altônia esteve presente no 1º Encontro de Alinhamento de 2017 do Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental reúne educadores da BP3

Organizado pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, aconteceu no dia 31 de março, sexta-feira, na ACISA (Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena), o 1º Encontro de Alinhamento de 2017 dos Gestores Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3.

Na abertura do evento, a secretária municipal de educação do município anfitrião, Iolanda Lourdes Alves, destacou “a importância das trocas de experiências e da Educação Ambiental interagindo em todas as atividades da comunidade.”

O grupo dos Gestores Municipais de Educação Ambiental denominado Coletivo Educador Regional é uma estratégia de enraizamento da Educação Ambiental no território da BP3.

Neste ano, o grupo está constituído por representantes do poder público municipal, principalmente das secretarias de educação, agricultura e meio ambiente, instituições estaduais, como SANEPAR, UNIOESTE e Defesa Civil, Associações de agricultores e CORIPA (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência).

Estes representantes atuam nos 29 municípios da BP3 articulando, organizando e consolidando a Educação Ambiental no território.

Na pauta foram abordados os seguintes assuntos: a apresentação do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; intervenções coletivas em datas comemorativas (dia da água, semana do meio ambiente e dia da árvore); o papel dos Gestores Municipais de Educação Ambiental, construído e validado pelo próprio grupo; a organização necessária para utilização do recurso de apoio a projetos socioambientais previsto no Convênio Linha Ecológica, o Programa Saúde Integrativa nas Escolas e a participação dos Gestores em eventos estaduais e nacionais de Educação Ambiental.

Neste primeiro encontro destaca-se a participação expressiva dos 29 municípios e o comprometimento e motivação dos participantes em realizar ações coletivas tendo a oportunidade de vivenciar junto aos demais municípios intercâmbios e experiências de sustentabilidade.

Em Altônia, a Gestora em Meio Ambiente Janete Silva Hackl que participou do encontro, disse que todos estão empenhados e agradecidos por poder fazer parte deste grande e importante programa que é o Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional apoiados pelo prefeito Claudenir Gervasone, do Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Buosi e da Secretária Municipal de Educação Érica Bonfim.

Enco.-Gestores-2017-1024x576

Enco.-Gestores-2017.jpg-1.jpg-2.jpg-3-1024x576