Em Altônia-PR, A Mobilização pela Educação é Contínua

A ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA–DISTRITO DE SÃO JOÃO, DÁ SEQUÊNCIA AO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA VIDA ESCOLAR DE SUAS CRIANÇAS.

Estimular a interação família-escola também é uma das estratégias para melhorar o processo ensino/aprendizagem da Escola Municipal Rui Barbosa – Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no Distrito deSão João em Altônia.

No dia 07 de maio, familiares e membros da comunidade foram à escola para conhecer projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A Cartilha: Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi tema de apresentação conduzida na referida escola pela representante da SME, Maria de Lourdes Freitas da Silva. Com o auxílio da equipe de educadores da instituição de ensino, a mobilizadora distribuiu exemplares da cartilha e panfletos com dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar” e conversou com os pais de alunos sobre as orientações contidas no material.

Os materiais referidos possibilitam a aproximação entre pais, professores e demais educadores, propiciando às famílias a conscientização da importância da interação família e escola, resultando na melhoria da aprendizagem.

Eu, como mobilizadora social pela Educação, estou sensibilizada com a participação dos pais e responsáveis.

Não há como pensar em educação sem o envolvimento da família nesse processo. Escola e família são instituições sociais muito presentes na vida escolar do aluno, de forma que só se pode pensar em sucesso educativo se pensarmos também em trabalho conjunto. Educar é sem dúvida um papel que recai sobre a família e a escola. Por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor será o resultado.

Nas instituições da rede municipal de Altônia, a maioria dos pais mostra interesse e acompanha o desenvolvimento dos filhos, participando de reuniões bimestrais e também de comemorações oferecidas pelas instituições.

A escola em epígrafe desenvolve vários projetos organizados com o apoio de todos os profissionais que atuam na instituição de ensino.

Através de apresentações, os alunos mostram suas habilidades e atividades desenvolvidas como:
Projeto mais Educação, desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos atividades Sócias Educativas, ampliando a jornada Escolar.

Projeto CRESOL: Um olhar para o futuro.
Foi lançado recentemente na Escola Municipal Rui Barbosa, no distrito de São João, o Programa “UM OLHAR PARA O FUTURO, desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol, através de um projeto piloto no ano de 2013, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar. O objetivo é também despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual

Projeto de jardinagem, desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano, com objetivo de proporcionar às pessoas que chegam à escola uma boa receptividade e bem estar, por chegar a um local bonito e agradável devido ao aspecto que o jardim proporciona.   Mostrar a todos as pessoas que ali trabalham, estudam e visitam que é possível viver em um local onde se pode ver o belo que foi desenvolvido pelas próprias crianças e funcionários da escola, sabendo assim valorizar mais o verde que nos cerca.

Projeto de leitura envolvendo todos os alunos da escola, com objetivos abrangentes na intenção de formar futuros leitores, possibilitando a constituição de uma comunidade mais culta, mais racional.

Projeto SEBRAE JEPP (Jovens Empreendedores) envolvendo os alunos de 1º ao 5º ano da escola, com objetivos de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional, abrangentes na intenção de formar Jovens Empreendedores.

Projeto mais Educação.

Projeto Mala Viajante

Neste evento fizeram-se presente: os pais e responsáveis de alunos, a diretora Maria de Lourdes Costa, a orientadora Joanilda Dalsico Darí, a Secretária Sirlene Detoni Proença e  as professoras: Denair Lemos dos Santos de Lima, Lucia Gonçalves Viana, Marcia Maria  Cavalcante Ferro, Maria Edicléria Santana, Roseni Fagundes de Oliveira  Biasoli,Sonilda Martins, Oneide Alves Pereira Telini.  As profissionais de apoio Suely Aparecida Ferreira de Campos e Sirlene Bazo Bonfim ,Monitores do Mais Educação: Thais Idalgo Moreira, Silvana Luzia de Melo, Jose Maycon de Almeida Valini, Estagiários: Valquiria de Almeida Cavalini e Rafael Jose de Adrade, PRCA: Jheny Fernanda Evangelista e a professora de dança Suellen Bispo dos Santos   e Geraldo Correia dos Santos professor karatê do P.R.C.A e representantes do Conselho Escolar e APM.

Coordenadora da Mobilização Social pela Educação de Altônia
Maria de Lourdes Freitas da Silva.
Altônia de maio de 2015.

mobilizacao-1

mobilizacao-2

mobilizacao-3

mobilizacao-4

mobilizacao-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *