Itaipu e Lindeiros criam movimento de Cultura pela Sustentabilidade em setores públicos

Publicado em: 18/06/2019 17:02

Utilização de canecas em órgãos públicos visa estimular a conscientização

Um movimento para desenvolver uma Cultura pela Sustentabilidade – Atividade da Semana Mundial do Meio Ambiente comemorada de (de 03 a 07 de junho)

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu através do convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, prefeitura e demais parceiros organizou a mobilização denominada “Campanha para formar uma Cultura pela Sustentabilidade” marcando as comemorações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, envolvendo os 54 municípios da Bacia do Paraná 3 e do oeste do Paraná.

A proposta é desenvolver um trabalho de sensibilização com os funcionários que atuam em espaços públicos municipais. A metodologia utilizada para atingir o objetivo foi e estão sendo realizadas através de visitas a espaços naturais do município, palestras, filmes, dinâmicas de grupo sobre o impacto da geração de resíduos e a importância do consumo consciente para a manutenção da vida.

Uma das ações, focada na redução da utilização de copos descartáveis foi realizada na prefeitura, na secretaria de educação, cultura e esportes, secretaria de agricultura e Meio ambiente e no Centro de Educação Ambiental/ Sala Verde, a fim de sensibilizar funcionários públicos a reduzirem o impacto ambiental do uso de plásticos e aspectos econômicos no orçamento municipal a partir desta mudança.

O trabalho de entrega das canecas foi coordenado pelas gestoras municipais de Educação Ambiental Janete silva Hackl e Maria Aparecida de Oliveira que fizeram a entrega das canecas nos órgãos públicos na Secretaria Municipal de Educação e na Prefeitura Municipal de Altônia ao Prefeito Municipal Claudenir Gervasone e aos secretários e servidores público.

A campanha teve total apoio do prefeito e dos secretários que se comprometeram em reduzir o grande número de copos descartáveis utilizados nos órgãos públicos frisando a frase “Minha atitude faz a diferença!”

A proposta é que cada pessoa que recebeu passe a utilizá-la diariamente, deixando-a em sua mesa para contagiar outras pessoas com esta atitude consciente. Esta ação está sendo realizada com os funcionários públicos municipais dos 29 municípios da BP3 em um movimento de compromissos e responsabilidades com as questões socioambientais relacionadas à sustentabilidade local.

Nosso objetivo é promover campanhas para mudanças de comportamento visando o desenvolvimento sustentável do território.

· Além da utilização da caneca veja algumas ações que contribuem para a CULTURA DA SUSTENTABILIDADE ·

· Proceder à correta separação do resíduo sólido em meu local de trabalho; Proceder a coleta seletiva do resíduo sólido em minha casa, repassando os resíduos recicláveis a um catador de uma cooperativa;
· Usar minha caneca para tomar água, evitando o uso de copos descartáveis Tomar água com freqüência;
· Participar da recuperação de uma nascente d’água;
· Ter uma alimentação mais saudável, evitando alimentos muito salgados, processados e gordurosos;
· Reduzir meu consumo de carne vermelha para, no máximo, 3 vezes na semana;
· Não consumir por impulso, pensando em minhas reais necessidades de compra;
· Optar por produtos da agricultura local ou regional;
· Aumentar meu consumo de produtos orgânicos;
· Adotar uma sacola retornável para as compras no supermercado;
· Reduzir o número de sacolas plásticas que uso durante a semana; Economizar energia elétrica em casa e em meu local de trabalho, desligando tudo que não estiver sendo utilizado no momento;
· Fazer uso racional da água, tomando os devidos cuidados ao lavar a louça, tomar banho, escovar os dentes, limpar a casa, lavar o carro;
· Verificar em meu município a correta destinação do resíduo sólido junto à prefeitura;
· Ser um facilitador da Educação Ambiental no meu local de trabalho, buscando conduzir medidas para melhoria de ambiente;
· Imprimir somente o que é necessário, utilizando a impressora no modo econômico (rascunho) e, sempre que possível, usando a frente e verso do papel;
· E TANTAS OUTRAS...

Fonte - Gestoras Municipais de Educação Ambiental Janete silva Hackl e Maria Aparecida de Oliveira

Assessoria de Comunicação – P.M.A – Claudemir Caetano