3º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da BP3 – Edição Orgânica 2014

Publicado em: 06/11/2014 09:14

A Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Centro de Educação Ambiental de Altônia, em parceria com a Itaipu Binacional, Programa Cultivando Água Boa, Conselho dos Municípios Lindeiros e as Nutricionistas: Grasiele Verginia Benedetti e Talita Alves Rodrigues realizaram na noite de quinta-feira (29/10/14) na ASSEMA (Associação dos Servidores Municipais de Altônia) o 3º Concurso de receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da Bacia do Paraná 3 (BP3).

Concurso tem como objetivo a criação de cardápios alternativos orgânicos para publicação do 3º CADERNO DE RECEITAS SAUDÁVEIS PARA á ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA BP3.

Além da criação do caderno, o concurso tem outros objetivos, tais como:

• Incentivar cozinheiras e nutricionistas a criarem cardápios alternativos com produtos orgânicos:
  • Estimular a aprendizagem dos estudantes através da boa alimentação:
  • Contribuir com hábitos alimentares saudáveis:
  • Fortalecer a economia local, através da compra de alimentos da agricultura familiar e orgânica:
  • Possibilitar aos estudantes o acesso e conhecimento de alimentos nutritivos e saudáveis:
  • Despertar os gestores da Alimentação Escolar sobre a possibilidade de uso de alimento a orgânicos.
  • Incentivar a produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos:
  • Estimular e fortalecer as associações de agricultores orgânicos:
  • Incentivar e viabilizar a organização de hortas escolares e comunitárias com cultivo orgânico:
  • Resgatar e cultivar a sabedoria popular das plantas medicinais, condimentares e com propriedades funcionais no uso para a alimentação escolar.

Ao final do Concurso foram selecionadas duas receitas, sendo as vencedoras: Escola Municipal Gov. Jayme Canet Junior

Prato: TORTA BRASILEIRA, pelas merendeiras:

• Lourdes Cussioli Ricardo Rossi
  • Maria Alice Galindo Ribeiro
  • Neusa Grubert Spote

Segunda Vencedora: Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Altônia (APAE)

Prato: GELADO ARCO ÍRIS pelas merendeiras:

• Rosalina Garcia D. Craco
  • Marlene de Fátima Nascimento
  • Rosana Aparecida C. Ruiz
  • Rosana Rodrigues Porta
  • Regiane da Silva Lopes

Para a escolha das duas melhores Receitas foram convidadas cinco juradas, 2 nutricionistas e uma merendeira do Município de Palotina e uma diretora e uma merendeira do Município de São Jorge do Patrocínio e 5 alunas das escolas do Município de Altônia para ser júri mirim, apenas para a degustação não interferindo no resultado da nota.

As duas receitas ganhadoras vão receber o valor de R$ 400,00 cada uma das merendeiras e a Escolas onde elas trabalham receberão R$ 500,00 para a compra de equipamentos para a cozinha com auxílio das nutricionistas.

A premiação será entregue no dia 20 de Novembro de 2014, em Foz de Iguaçu, durante o Encontro Cultivando Água Boa. A premiação oficial será entregue no mês de dezembro de 2014.

Estiveram presentes neste Concurso, o Prefeito Amarildo Ribeiro Novato, Presidente da Câmara Valdez Donizete Fabri, Secretário da Educação Edgard Virgilino, Gestora de Educação Ambiental Ilda, Coord. De Educação Infantil Adriana Coati, diretoras das escolas, APM e Instituições (APAE e Creches).

“Cozinhar é como ter um Delicado manto de aromas, Cores sabores, texturas. Um manto divino que se Deitará sobre o paladar “De alguém especial.”

(Parabéns a todas as merendeiras que participaram deste 3º Concurso de Receitas)

Veja a galeria de fotos deste 3º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da Bacia do Paraná 3 (BP3) Edição Orgânica 2014

[gallery ids="1746,1748,1750,1752,1751,1749,1747"]