Secretaria de Meio Ambiente comemorou o Dia Mundial da Água em Altônia

Publicado em: 25/03/2015 09:21

A programação da Semana da Água em Altônia teve início no dia 16/03 a 22/03/15 com diversas atividades tendo como objetivo de conscientizar a população sobre o consumo de água e desperdício.

A primeira ação no dia 16/03/15 foi realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Altônia e teve a presença do prefeito Amarildo, vice-prefeito Denilson do Detran, Presidente da Câmara Valdez Donizete Fabri, Vereador Sebastião Cardoso dos Santos, Secretário de Meio Ambiente Aparecido Fabrini, Admilson Simonato (Zela) , Secretário de Educação Edgard Virgilino, Secretária de Administração Satie Kondo, Divisão  de Cultura Célia Regina, Coripa, Palestrante Eldr Robson da Sanepar, Coletivos Educadores, Gestora de Educação Ambiental Ilda Maria, Radio Rainha de Altônia, escolas municipais, particulares, entidades e creches.

Teve abertura com dança, palestras e premiações de cartazes sustentáveis. A escola e Entidade premiadas fizeram cartazes conscientizando sobre o uso racional da água através de materiais recicláveis são elas:

• Escola Municipal Rubens Tessaro
  • Escola particular Dom Bosco
  • Entidade APAE

Foram premiadas com uma vaga no Cultivando água Boa em Novembro (CAB)

17/03 - As Escolas e Entidades ganhadoras dos cartazes foram visitar o Reservatório de Água e o Barracão Reciclável, finalizando o passeio com um Pic-Nic de Preservação Ambiental no Centro de Educação Ambiental de Altônia que fica no Jardim Campo Belo.

18/03 - A Patrulha Ecológica, formada de alunos de cada escola municipal, junto com os Bombeiros Mirins do PRCA e acompanhada pelo Coletivo Educador e foram visitar ás Escolas indicadas observando: jardim, hortas, pátio, materiais recicláveis, lixeiras, (coleta Seletiva), manutenção de torneiras, banheiros, cartazes de conscientização (água, dengue, energia) etc.

A Escola Sustentável Telma Pessato Bomfim foi à vencedora e ganhou uma lixeira reciclável Ecológica.

Neste dia teve acordo com as diretoras da conta de água mais baixa até novembro, terá uma premiação surpresinha.

19/03 - Teve a Blitz Azul em frente ao Itaú (semáforo) com a participação de Escolas Municipais, particulares, creches e Coletivos Educadores. Com entrega de sacolas (lixocar), panfletos, guia turísticos de nossas águas (Coripa) fitas azuis etc. Conscientizando o uso correto da água em nossa casa, trabalho e a separação do lixo.

20/03 - Passeata da Água na Avenida 7 de setembro, com a presença de escolas municipais, particulares, creches, entidades, Rádio Rainha de Altônia, Secretário de Educação e Coletivos Educadores. Caminharam levando faixas, cartazes, banners sensibilizando a população o quanto podemos economizar e preservar nossa água com simples ações do dia a dia.

21/03 - A secretaria de Meio Ambiente e Centro de Educação Ambiental junto com os Coletivos Educadores, realizaram a entrega do Sabão Ecológico em pedra e líquido na Praça Carlos Gomes. O Coletivo Educador entregou o Sabão Ecológico em vários comércios. Com objetivo de orientar os bares, lanchonetes e donas de casa, quanto ao óleo de frituras jogado no ralo da pia e no solo, entupindo o esgoto doméstico e no solo provocando o efeito estufa e poluindo nossa água.

22/03 - Encerramento com a missa 10:30hs Celebrada pelo Padre Richard na Igreja Matriz de Altônia, com a Benção da Água.

Teve a participação especial dos Bombeiros Mirins do PRCAColetivos Educadores. A mensagem passada nessa benção da água foi um sinal de alerta relembrando que a promoção de mudanças em nossa sociedade não pode ser vista como obrigação única do poder Público, o que nos faz acreditar na importância do envolvimento de todos os seguimentos de nossa comunidade.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Centro de Educação Ambiental e Coletivos Educadores, agradecem em especial ás escolas municipais, particulares, creches, entidades e igreja, que se uniram para realizar esse trabalho e dar continuidade de preservação de nossa água com sensibilização ambiental para que haja uma mudança comportamental no ser humano.

Agradecimentos pelo apoio:

• Posto Altônia
  • Posto Big
  • Cerâmica Altônia
  • Mercado Bom Preço
  • Amigos Ambientalistas

Agradecimento especial:

• Palestrante Elder e Elisangela (SANEPAR - Umuarama)
  • Professor Rodrigo (UEM)
  • Aluna acadêmica Eng. Ambiental Karla Constantino
  • Professora Juliana (Grupo Let’s Dance)

Veja a galeria de fotos das atividades realizadas no dia Mundial da Água 2015